Violência contra a mulher no contexto da sociedade da informação é tema de livro que vai ser lançado em João Pessoa
Será lançado no próximo dia 28/11, em João Pessoa, o novo livro de autoria do jornalista e advogado Josinaldo Malaquias. ‘Direito e Pós-Modernidade: Sinergia do patriarcado e violência contra a mulher’ traz uma importante contribuição na bibliografia que discute a relação da pós-modernidade com todo o contexto que culmina com o feminicídio.
O lançamento será a partir das 19 horas, na Estação Cultural Energisa, em João Pessoa. Na oportunidade, o Procurador da República, Professor Universitário e Presidente da Academia Paraibana de Letras Jurídicas, Eitel Santiago, fará a apresentação da obra.
O livro de Malaquias é uma reflexão acerca do Direito na contemporaneidade, com seus avanços tecnológicos com o advento da sociedade de informação e as consequentes tecnologias interativas. “Vivemos nessa pós-modernidade, no advento dessa sociedade de informação, da Inteligência artificial. Paradoxalmente, nada disso foi suficiente para modificar a questão cultural com relação à violência contra a mulher”, sentencia o autor.
A obra é fruto do pós-doutorado do autor feito na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. A pesquisa extensa teve texto adaptado para a publicação feita pela Editora Dialética, em formato de bolso. O livro tem prefácio da socióloga Neide Miele e apresentação do advogado, escritor e vice-presidente da Academia Brasileira de Direito, Ricardo Bezerra.
Para Bezerra, “o pensar filosófico de Josinaldo Malaquias é como uma nuvem cósmica onde temos que pegar os fragmentos das estrelas como fonte de inspiração para solução de um problema. Ele nos traz uma profunda pesquisa para uma imensa reflexão sobre o Feminicídio”.
Sobre o autor:
Josinaldo Malaquias é advogado e jornalista militante, professor aposentado da UFPB, onde lecionou por 34 anos. É Pós-Doutor em Direito Público pela Universidad de Santiago de Compostela – Espanha; Doutor em Sociologia pela UFPB, Mestre em Ciência da Informação pela UFPB e com Especialização em Filosofia pela UFPB.
O escritor já lançou outros dois livros: ‘Sucursal do Inferno: informação e cidadania na Penitenciária’ e ‘Presídio do Roger e Poder e Socialidade: o Contexto Penitenciário Paraibano’. Malaquias é ainda detentor da Comenda Epitácio Pessoa, outorgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba.