Paraíba

Vice-presidente da OAB Paraíba revela ter sofrido violência política de gênero dentro da Instituição

Durante a recente sessão do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Paraíba, nessa terça-feira, dia 04 de junho, a vice-presidente, Rafaela Brandão, fez um desabafo chocante, revelando ter sido vítima de violência política de gênero dentro da própria instituição. Brandão afirmou que foi preterida em um evento no Tribunal de Justiça da Paraíba, onde se assinava um termo de cooperação para a aplicação do programa ‘Antes que Aconteça’, de proteção às vítimas de violência doméstica.

Em suas declarações, Brandão destacou o profundo descontentamento com a falta de paridade na prática institucional, ressaltando: “Existe um abismo muito grande entre a teoria e a prática”. Ela relatou que, durante a solenidade no Tribunal de Justiça, foi informada de que a OAB já estava representada pelo presidente da OAB-CG, Alberto Jorge, o que a levou a ser excluída do evento como representante da Ordem, apesar de seu papel como vice-presidente da instituição.

O evento, coordenado pela senadora Daniella Ribeiro, visava estabelecer parcerias para a implementação de medidas de proteção às vítimas de violência doméstica. No entanto, a denúncia de Brandão trouxe à tona questões mais profundas sobre a representação e participação das mulheres em cargos de liderança, não apenas na OAB, mas também em outras esferas da sociedade.

A violência política de gênero é um fenômeno preocupante que ainda persiste, apesar dos avanços na luta pela igualdade de gênero. A coragem de Rafaela Brandão em compartilhar sua experiência destaca a necessidade urgente de enfrentar e combater esse tipo de discriminação, não apenas dentro das instituições, mas em toda a sociedade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo