Sessão especial na Câmara de JP lembra os 30 anos da Funasa Saúde
Os 30 anos de história da Funasa Saúde foram comemorados durante uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa na tarde desta terça-feira, dia 23. A solenidade contou com a participação de membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos da associação, além de colaboradores e associados.
O vereador Thiago Lucena (Democracia Cristã), autor do requerimento da sessão especial, ressaltou a importância da Funasa Saúde para os paraibanos: “A história da Funasa Saúde se confunde com o crescimento da Paraíba, o crescimento de João Pessoa. Então, não é somente uma operadora de plano de saúde, ela tem contribuído e participado do desenvolvimento de toda a sociedade. Para mim também é uma homenagem pessoal, porque meu pai, Potengi (Lucena), foi uma das pessoas importantes para a criação da comissão para a efetivação dos serviços da Funasa Saúde”.
A diretora-presidente da Funasa Saúde, Danielita Pinto, fez um resumo dos 30 anos de história, reforçou o compromisso de cuidar das pessoas e lembrou a importância de Potengi Lucena para a associação. “Já se passaram 30 anos. Continuamos comemorando mais um ano de existência, orgulhosos da nossa história e da nossa missão de cuidar de pessoas”. E relembrou que “Thiago é filho de Potengi Lucena, que foi diretor-administrativo da Saelpa e que, em 1994, nomeou uma comissão para tornar a Funasa Saúde realidade. Era um projeto e foi essa comissão que trabalhou e nos começamos a operar a assistência à saúde”.
O diretor do Hospital Memorial São Francisco, Ítalo Kumamoto, disse que o hospital é parceiro da Funasa Saúde ao longo de sua história com o único objetivo de salvar vidas. “O que move as pesssoas é acreditar nos sonhos e nunca desistir, e isto está no cerne da história da Funasa Saúde”, enfatizou.
A sessão especial foi aberta com a execução do Hino Nacional. Em seguida, o pastor Rômulo Pinheiro fez a leitura de um trecho bíblica. Um dos momentos de emoção ocorreu quando o artista plástico Marcos Pinto presentiou o vereador Thiago Lucena e a sua mãe, Vera Lucena, presente na sessão, com um quadro com o rosto pintado de Potengi Lucena. “Fiz a pintura a partir de um encontro que eu tive com Popó (Potengi Lucena) há várias décadas às margens do Rio Sanhauá e que falamos sobre a beleza daquele lugar”, comentou o artista.
Além deThiago Lucena e Danielita Pinto, a mesa da sessão especial foi composta pelo diretores da Funasa Saúde, José Alessandro Rocha (Diretoria Administrativa Financeira) e João Félix (Diretoria Técnica); pelo diretor do Hospital Memorial São Francisco, Ítalo Kumamoto; e pelo diretor do Laboratório Maurílio de Almeida e ex-secretário de Saúde de João Pessoa, o médico Fábio Rocha.
História
A Funasa Saúde, associação genuinamente paraibana, sem finalidade lucrativa, que opera planos de saúde e é gerida pelos seus associados, surgiu a partir de um acordo trabalhista firmado em 1991 entre a extinta Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa) e o Sindicato dos Eletricitários do Estado da Paraíba (Sindeletric). Em 1992, o diretor administrativo da empresa Lindolfo Pires Neto instituiu uma comissão para criar um plano de saúde destinado ao grupo familiar dos empregados.
Em 1994, quando ocupava o cargo de diretor administrativo da Saelpa, Potengi Holanda de Lucena, implantou a comissão que definiu as providências para prestação de assistência médico-hospitalar aos empregados, iniciada nesse mesmo ano. Em 1998, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reconheceu a Funasa Saúde como operadora de plano de plano de saúde que tem atuação até os dias atuais com cobertura em toda a Paraíba.