A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19) a Operação Arcano X. O foco da investigação são crimes de falsificação e distribuição de cédulas falsas no município de Barra de Santana, no Sertão da Paraíba. A operação é resultado de uma série de investigações iniciadas após a interceptação de uma encomenda contendo 20 cédulas falsas de R$ 50,00, enviada de Brasília com destino a um endereço na zona rural de Barra de Santana.
Como parte das ações da operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, autorizado pelo Juízo da 16ª Vara Federal de João Pessoa. Além disso, foi determinada a quebra do sigilo telemático do suspeito, o que permitirá o acesso a informações digitais relacionadas ao caso.
Se os indícios de autoria e materialidade do crime forem confirmados, o suspeito poderá responder pelo crime de aquisição de moeda falsa, conforme previsto no artigo 289, parágrafo 1º, do Código Penal. A pena para esse tipo de crime pode chegar a 12 anos de reclusão, além de possíveis outras acusações que possam surgir após a análise do material apreendido durante a operação.
T5