O prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição, reafirmou nesta segunda-feira (2), durante ação de campanha no Parque Solon de Lucena, que a implantação do BRS (sistema rápido de ônibus) se trata da maior transformação já projetada no sistema viário e de mobilidade urbana e humana de João Pessoa.
Com o investimento de R$ 400 milhões – sendo R$ 160 milhões da Prefeitura e mais R$ 240 milhões do Governo do Estado – o projeto conta com quatro corredores viários e a construção de cinco terminais de passageiros. A execução das obras será viabilizada por meio de financiamento internacional, através da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
O projeto é vinculado ao Programa João Pessoa Sustentável, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
A Prefeitura está responsável pelos corredores Epitácio Pessoa e Dois de Fevereiro, e dois terminais de integração (nos bairros do Cristo e Bessa/Aeroclube). E, também, pela parte de automação do sistema.
Ao Governo do Estado caberá a implantação dos corredores Cruz das Armas e Pedro II e respectivos terminais, mais o Terminal de Integração Metropolitano, no Varadouro.
Os terminais estarão interligados pelos corredores viários e anéis centrais, a partir da requalificação de diversas avenidas, com a implantação de ciclovias, pontos de ônibus e faixas exclusivas priorizadas para a circulação dos ônibus articulados pelo sistema BRS (Bus Rapid System – Sistema Rápido de Ônibus, em português).
Alguns dos benefícios do novo sistema de transportes são a redução do tempo de espera; diminuição do tempo de viagem ao longo de cada corredor; maior conforto e segurança nas estações e facilidade nas operações de embarque; e, ainda, a oferta de serviços e comércios diversos nos terminais de integração.
O Centro Histórico de João Pessoa também será beneficiado. A área é responsável, hoje, por cerca de 80% da demanda de deslocamento da cidade. As intervenções ali tem como objetivo preparar a infraestrutura do sistema viário para apoiar o processo de reabilitação de toda área central, mediante ações coordenadas de desenvolvimento urbano e econômico.