Nesta terça-feira (17), o deputado estadual Jutay Meneses fez um pronunciamento contundente na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), levantando graves preocupações sobre as eleições deste ano. Durante seu discurso, Jutay também acusou o prefeito de Coremas, Irani Alexandrino, de abuso de poder econômico e práticas antiéticas na condução de sua campanha eleitoral.
Jutay iniciou seu discurso lamentando o ambiente de violência que tem marcado as eleições. “A violência crescente, assassinatos, sequestros, cadeiradas… Sem contar com as agressões verbais, desrespeito até mesmo aos adversários e à família”, afirmou, destacando o aumento da tensão política. Segundo ele, é fundamental que os políticos busquem respeito e moderação nas campanhas.
Um ponto que Jutay considerou especialmente alarmante foi a suposta infiltração do crime organizado no cenário político para eleger candidatos que favorecem seus interesses. Ele também fez duras críticas ao uso de dinheiro ilícito em campanhas eleitorais, o que, segundo ele, tem desvirtuado os pleitos eleitorais em municípios como Coremas.
Ao se referir diretamente ao prefeito de Coremas, Irani Alexandrino, Jutay acusou-o de usar recursos públicos e coagir eleitores para se manter no poder. Segundo o deputado, o prefeito tenta reverter a falta de ações ao longo de seu mandato com contratações de última hora, favorecendo pessoas em troca de apoio eleitoral. Ele alegou que o Tribunal de Contas já foi alertado sobre essas irregularidades.
“O prefeito tenta agora reverter esse quadro em apenas 45 dias, enchendo a folha de pessoal”, denunciou Jutay. Ele também acusou Irani Alexandrino de ameaçar retirar benefícios públicos de cidadãos que não o apoiarem. “Se elas não aderirem, o prefeito tira os benefícios que elas têm, que são de direito delas.”
Entre as denúncias, Jutay mencionou que crianças estão sendo privadas do transporte escolar e que o acesso a ambulâncias e serviços de saúde está sendo negado a quem não apoia o prefeito. Ele chamou atenção para o fato de vídeos de aliados do prefeito estarem sendo usados para manipular a opinião pública, inflando eleitores com apostas sobre o resultado das eleições.
“Eu faço aqui um alerta à Polícia Federal, ao Ministério Público, à Justiça Eleitoral, que fiquem atentos aos problemas que vêm acontecendo na cidade de Coremas e que nós não podemos aceitar”, concluiu Jutay, pedindo uma intervenção das autoridades competentes para garantir a lisura do processo eleitoral no município.
VEJA: