Laboratório Alumia Engaja Mais de 80 Mil Pessoas no Combate à Desinformação Durante o Segundo Turno das Eleições Municipais
O laboratório Alumia, inaugurado em 11 de outubro de 2024, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem como objetivo combater a desinformação por meio de monitoramento de fake news e deep fakes, educação midiática, inovação tecnológica e pesquisa na área. 
Durante o segundo turno das eleições municipais de João Pessoa, o Alumia registrou mais de 80 mil visualizações com seus conteúdos na rede social digital Instagram (@alumia.laboratorio), demonstrando o impacto significativo de suas iniciativas no combate à desinformação. Essa participação ativa da comunidade reflete a relevância do laboratório na promoção de informações precisas e na conscientização sobre a importância da checagem de fatos.
O sucesso do Alumia evidencia a eficácia de suas estratégias e a necessidade contínua de esforços colaborativos para enfrentar a disseminação de informações falsas, especialmente em períodos eleitorais.
As checagens do Alumia sobre as eleições de João Pessoa repercutiram também no último debate na TV entre os candidatos a prefeito no segundo turno.
Alumia é formado por jornalistas, pesquisadores, docentes e discentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) das áreas de jornalismo, mídias digitais, radialismo, relações públicas e informática.
Busca-se, com esta iniciativa, proporcionar ao município de João Pessoa uma experiência educativa e inovadora, que conecte a população com as plataformas de identificação e checagem de conteúdos falsos e desinformativos.
O laboratório é financiado pelo edital nº 010/2024 da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP) em parceria com a UFPB.
O laboratório Alumia conta com o apoio da Associação de Mídia Digital (Amidi), Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor), AletheiaFact, Associação Paraibana de Imprensa (API), Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Centro de Informática (CI), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Departamento de Jornalismo (Dejor), Departamento de Comunicação (Decom), Departamento de Mídias Digitais (Demid), Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ) e o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da UFPB.