Gestão de Ricardo Pereira esquece da Educação e Princesa Isabel cai em números do Ideb
O município de Princesa Isabel caiu em números nos últimos anos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nessa quarta-feira (14). A gestão do atual prefeito Ricardo Pereira, ficou atrás de municípios bem menores e com menos poder de investimentos do que o de Princesa Isabel, e mostra um retrocesso na Educação da rede municipal de ensino.
Municípios como Coxixola, São Domingos do Cariri, Queimadas e Cabaceiras obtiveram notas melhores do que a cidade de Princesa Isabel, como mostra a planilha abaixo.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de aprendizagem utilizado no Brasil desde 2007, com objetivo de subsidiar as políticas educacionais das redes de ensino. É medido por meio da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nas turmas do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, e 3º ano do Ensino Médio, e pela taxa de aprovação das redes.
Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador que combina as taxas de aprovação dos estudantes (fluxo escolar) com as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir de informações coletadas pelo Censo Escolar e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pontuação varia de 0 a 10, sendo que quanto melhor o desempenho dos alunos e maior o número de aprovados, mais elevado será o Ideb. O indicador foi criado em 2007, juntamente com o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), que estabeleceu metas para cada estado brasileiro, o Distrito Federal e para as unidades escolares.