Dr Tarcísio Campos defende campanhas institucionais constantes de incentivo à doação de órgãos
O candidato a vereador de João Pessoa, Dr Tarcísio Campos (PSD), cumpre agenda do Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado nesta sexta-feira (27), ao participar do Seminário Setembro Verde, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), onde na ocasião defendeu a criação de leis que obrigassem os governos nas três esferas, a realizaram campanhas institucionais constantes de incentivo à doação de órgãos, como forma de aumentar os transplantes e diminuir o sofrimento das pessoas em lista de espera.
Dr Tarcísio Campos destacou a operativa e preparada estrutura que a Paraíba tem para a realização dos transplantes de órgãos, mas ainda faltam doadores. Ele também defendeu a criação de núcleos de transplantes nos municípios paraibanos para reforçar a política de incentivo, a fim de efetivar as doações e poder ajudar centenas de pessoas no Estado que esperam por um órgão.
O cirurgião do aparelho digestivo, Cássio Virgílio de Oliveira, pioneiro no transplante de fígado na Paraíba, reconheceu o êxito do SUS com o maior programa público de transplante no mundo, e admitiu que é impossível a execução dos transplantes sem a participação dos governos por meio de políticas públicas.
Já o cardiologista e pioneiro do transplante cardíaco na Paraíba, Maurílio Onofre Denninger, destacou a importância do evento com o apoio do CRM e Central de Transplante da Paraíba que conseguiram reunir os principais profissionais das equipes de transplantes paraibanas.
Segundo Dr Tarcísio Campos é necessário ter representante nas várias esferas de governo que vejam a questão da saúde de forma supra partidária e que coloquem a política a favor da saúde e não o contrário, pensamento também defendido por alguns médicos presentes ao evento.
Durante o evento foram discutidos os seguintes temas: Situação Atual dos Transplantes de Órgãos – mundo, Brasil, Paraíba, ministrado por José Viana Filho; Experiências bem sucedidas na Paraíba: transplante de córneas pela oftalmologista, Camila Gadelha e Experiências bem sucedidas na Paraíba: transplante de rins, pelo Dr Rafael Maciel.
Ainda foram ministradas as palestras: Experiências bem sucedidas na Paraíba: transplante de coração pelo Dr Maurílio Onofre Denninger e Experiências bem sucedidas na Paraíba: transplante de fígado pelo Dr Cássio Virgílio de Oliveira.