Paraíba

Concerto de encerramento de 2024 da Orquestra Jovem tem jazz, ballet, trilha sonora e música brasileira

O concerto de encerramento da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba terá um repertório que inclui poema sinfônico com influência de jazz, trilha sonora, quinteto de metais, ballet e solo de flauta. Será nesta quinta-feira, 12 de dezembro, às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

Esta apresentação, que celebra o sucesso da temporada da OSJPB, com regência do maestro Luiz Carlos Durier, terá a participação do Coro Sinfônico da Paraíba e da flautista Sabrina dos Santos como solista.

Os jovens músicos iniciam o concerto executando a música “Champagne Galop”, do compositor dinamarquês Hans Christian Lumbye (arranjo de Martin Haub), seguida por “A Flauta de Pan, Op. 15 para Flauta e Orquestra”, do francês Jules Mouquet (orquestração de Alfred Quensel), com a solista Sabrina dos Santos.

A música que comemora o fim de ano vem logo depois. É “Boas Festas para Quinteto de Metais”, do pernambucano Maestro Duda, que será executada pelos instrumentistas Emanuel Gonçalves e José Macena (trompete), Douglas Feliciano (trompa), Matheus Henrique (trombone) e Victor Almeida (tuba).

Na sequência, o público vai conferir três belas peças: “Ballet Quebra Nozes”, do russo Tchaikovsky; “Harry Potter – Suíte Sinfônica”, do compositor de trilhas sonoras, o americano John Williams (arranjo de Jerry Brubaker), e “Um Americano em Paris – Para Orquestra”, poema sinfônico para orquestra com influência do jazz do também americano George Gershwin.

A Jovem encerra mais uma temporada colhendo frutos de muito aprendizado. Muitos compositores, em sua maioria desconhecidos, conviveram conosco nos ensinando estéticas diversificadas”, disse o maestro Luiz Carlos Durier.

Para este concerto, a emoção está em alta”, continuou. “Tchaikovsky nos emociona com o pas de deux do ballet Quebra Nozes, cuja melodia arrebatadora é, apenas, uma escala de Sol maior, numa obra típica para o Natal”, explicou o maestro.

A Flauta de Pan, de Jules Mouquet, que será tocada pela solista Sabrina dos Santos, retrata o mito de Pan e sua relação com os psatores, os pássaros e as ninfas. A obra impressionista teve inspiração em poemas dos clássicos gregos Alcée, Anyté e Platão”.

Durier destacou a participação especial do Quinteto de Metais da Jovem, com a música referente ao Natal do Maestro Duda. “Teremos também duas obras leves e de muita alegria, que darão ao programa leveza, humor e celebração: o Champagnar Galop, de H. C. Lumbye, que exalta a vida com estouros de champanhes, e a Suíte Harry Potter, com os temas do primeiro filme, que guardamos com alegria na memória”, observou.

O concerto encerra com o Americano em Paris, de George Gershwin, peça que retrata um americano deslumbrado pela cidade luz. A obra é bastante inovadora, aproxima a vitalidade e o valor de entretenimento do musical da Broadway, para a forma de concerto com o jazz e o blues, tipicamente americanos. De fato, foi um grande desafio e ousadia nossa. Valeu muito desfrutar com a genialidade de Gershwin”, finalizou o maestro.

A flautista Sabrina dos Santos disse estar muito feliz com a oportunidade de estar novamente solando com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e com o maestro Durier. “A gente fez uma temporada muito bonita, muito inspiradora, e é um prazer para mim solar nesse último concerto, que também está com um repertório muito bonito e que vale muito a pena de ser assistido”, afirmou.

A peça que eu vou tocar junto com a orquestra, que se chama La Flûte de Pan, é uma peça francesa para flauta e piano originalmente, mas que a gente vai fazer uma transcrição para flauta e orquestra. Ela traz ambiências muito bonitas. É uma peça muito bonita, baseada na mitologia de pan. Eu espero todos lá”, convidou.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

A solista

Sabrina dos Santos (flautista) – Iniciou seus estudos musicais aos 9 anos, sob a orientação de seu pai, Adilson Silva. Posteriormente, frequentou o curso técnico da Escola de Música de Brasília e da Universidade de Brasília. É licenciada e bacharel em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Atualmente atua como flautista na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e como professora no Conservatório Pernambucano de Música. Como solista, já se apresentou com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, o Projeto Música das Antigas (PE), a Orquestra Jovem de Pernambuco, a Orquestra Sinfônica de Limeira (SP) e a Orquestra Acadêmica do Conservatório Pernambucano de Música.

Recebeu prêmios de destaque, incluindo o terceiro lugar (2022) e o primeiro lugar (2023) no Concurso de Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa, além do reconhecimento como Jovem Solista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

No próximo dia 19 de dezembro, a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai apresentar o Concerto de Natal. Será também às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, com entrada gratuita.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

9º Concerto Oficial da Temporada 2024

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Solista: Sabrina dos Santos (flauta)

Dia: 12 de dezembro (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo