29/11/2024 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, nessa quinta-feira (28), da formatura de mais 169 adolescentes, jovens e adultos em 11 cursos profissionalizantes no Centro de Formação Educativo Comunitário (Cefec), entidade localizada no bairro Marcos Moura, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. Este ano, o Cefec encaminhou ao mercado de trabalho 100 jovens concluintes.
O procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley, fez a entrega de certificados e reafirmou o seu apoio ao Cefec e o compromisso da Instituição com a capacitação profissional e inclusão de jovens no mercado de trabalho. Ele ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Cefec em uma área socialmente vulnerável na periferia de Santa Rita, destacando que esse trabalho de educação, formação humana e espiritual resgata direitos e afasta crianças e adolescentes do trabalho infantil e da criminalidade.
“A empregabilidade do Programa de Qualificação Profissional do Cefec é viabilizada por meio de parcerias com empresas locais e da Grande João Pessoa, proporcionando aos jovens a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, muitas vezes, no seu primeiro emprego. Estabelecemos contatos diretos e constantes com recrutadores e gerentes de fábricas, o que tem facilitado significativamente a empregabilidade desses jovens. Este ano, conseguimos a marca de encaminhar 100 jovens para o mercado de trabalho”, comemorou a coordenadora de Qualificação Profissional do Cefec, Rejania Paiva.
Sobre o Cefec
O Centro de Formação Educativo Comunitário (Cefec) é um projeto que atua no trabalho com crianças, adolescentes, jovens e adultos, gratuitamente, por meio da educação. A proposta do Programa de Qualificação Profissional é oferecer cursos de capacitação inicial com atividades técnicas e preparatórias para o mercado de trabalho, além de atividades complementares sobre: ‘Mundo do Trabalho’, ‘Formação Humana’ e ‘Encontros Socioemocionais’. A educação profissional oferecida pelo Cefec é um instrumento de promoção humana e social para o bairro de Marcos Moura.
Foram certificados 169 adolescentes, jovens e adultos nos cursos de:
Operador de Caixa
Informática Básica e Ferramentas Google
Marcenaria
Música (duas turmas)
Costura Industrial
Informática Básica
Montador e Instalador de Móveis
Oficina de Artesanato (duas turmas)
Corte e Costura
Projetista de Móveis
Confeitaria (duas turmas)
RESULTADOS ALCANÇADOS NOS DOIS SEMESTRES DE 2024:
– 100 jovens encaminhados para processo seletivo.
– 40% efetivados no mercado de trabalho.
– 06 jovens (1º semestre) encaminhados ao programa Jovem Aprendiz.
– Na Maratona Profissionalizante do 1º semestre: Em parceria com o SINE, agência de Santa Rita, 63 cartas de encaminhamentos para processo seletivo.
- Ascom MPT-PB.