Por indicação do deputado Tião Gomes, ALPB aprova título de Cidadão Paraibano ao Monsenhor Nereudo Freire Henrique
Em sessão realizada nesta terça-feira (12), a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou a concessão do título de Cidadão Paraibano ao Monsenhor Nereudo Freire Henrique. A honraria, proposta pelo deputado Tião Gomes, celebra os relevantes serviços prestados pelo Monsenhor à Paraíba, em especial seu trabalho pastoral à frente do Santuário de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa. A cerimônia de entrega do título será marcada para uma data futura, ainda a ser agendada.
“O título de Cidadão Paraibano representa uma forma de reconhecimento público pela Assembleia Legislativa e pela sociedade paraibana ao Monsenhor Nereudo, em agradecimento à sua atuação pastoral e às contribuições para toda população paraibana. Portanto, agradeço aos amigos parlamentares pela aprovação desse título de cidade que é realmente merecido”, disse Tião.
Natural de Arcoverde, Pernambuco, Monsenhor Nereudo, nascido em 11 de maio de 1963, construiu uma trajetória sólida na Igreja Católica e na vida acadêmica. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), ele possui também formação em Filosofia e Teologia, com especializações em Psicopedagogia, Gestão de Pessoas e um MBA em Gestão Eclesial. Atualmente, é mestrando em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Desde sua ordenação em 1996 pelo então Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Monsenhor Nereudo tem se destacado por sua vocação pastoral e dedicação à comunidade paraibana. Ele já exerceu diversos cargos na Arquidiocese da Paraíba, como reitor do Seminário Propedêutico, ecônomo da Arquidiocese e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Além disso, desde 2020, atua como ecônomo da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), colaborando no desenvolvimento pastoral e administrativo em nível nacional e internacional.
Neste mês de novembro de 2024, Monsenhor Nereudo foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, reconhecimento que valoriza sua dedicação e liderança espiritual. Em sua gestão no Santuário de Nossa Senhora da Penha, ele se tornou uma figura querida pela comunidade, promovendo eventos religiosos que atraem milhares de fiéis e fortalecem a fé católica na Paraíba.
Assessoria