Chapa ‘inovar para resgatar’ da Subseção da OAB de Cajazeiras apoia Paulo Maia e Luciana Brito por compromisso com a advocacia sertaneja
A eleição para a presidência da Subseção da OAB Cajazeiras ocorre este ano com chapa única, “Inovar para Resgatar”, liderada por Líllian Tatiana Bandeira Crispim. Com o apoio de todos os ex-presidentes locais, a chapa une forças para resgatar a atuação da Subseção e retomar projetos essenciais que valorizem a advocacia sertaneja. E, para a presidência da OAB-PB, a equipe reafirma seu apoio à Chapa 10, encabeçada por Paulo Maia e Luciana Brito, destacando o histórico de compromisso de Paulo Maia com o Sertão.
Durante as duas gestões de Paulo Maia, a Subseção de Cajazeiras experimentou avanços significativos. A autonomia administrativa para a entrega de carteiras profissionais foi institucionalizada, e o próprio Paulo Maia esteve presente em várias solenidades, além de palestras, cursos e eventos tradicionais, como o São João e o Dia do Advogado. Paulo também foi responsável por modernizar e reestruturar a sede da Subseção, criando um ambiente funcional e adequado para o exercício da advocacia.
Além disso, sob sua gestão, foram instaladas salas de advogados em todas as comarcas da circunscrição da Subseção de Cajazeiras, incluindo uma nova sala no Fórum Ferreira Júnior. As salas, estruturadas e climatizadas, garantiram conforto e privacidade para o atendimento aos advogados e aos seus clientes, simbolizando um respeito que, segundo os advogados locais, foi perdido nos últimos anos.
Segundo a chapa “Inovar para Resgatar”, as conquistas obtidas durante a gestão de Paulo Maia não foram mantidas pela administração atual. A ausência de manutenção nas salas dos advogados é visível. No fórum de São João do Rio do Peixe, a sala dos advogados encontra-se praticamente vazia, e em São José de Piranhas, os equipamentos estão desgastados e o mobiliário danificado, desmotivando os advogados a utilizarem esses espaços. Os parlatórios, vitais para garantir a privacidade de atendimento entre advogados e clientes, estão em condições precárias, com falta de ar-condicionado e portas improvisadas.
A advocacia do Sertão, segundo os membros da chapa, passou a se sentir esquecida pela atual gestão da OAB-PB, especialmente pela ausência de visitas e suporte da presidência. O atual presidente teria visitado Cajazeiras poucas vezes ao longo de sua gestão e, em algumas ocasiões, ficado na cidade por menos de duas horas. “Ao dizer que pretende uma reeleição com o objetivo de ‘fazer mais’, a fala soa como uma piada, mas de muito mau gosto. Não se pode fazer mais por onde nunca se fez nada!”, desabafam os advogados da Subseção.
Para a chapa “Inovar para Resgatar”, o apoio a Paulo Maia representa a escolha por uma OAB inclusiva, que compreende as dificuldades da advocacia no Sertão e oferece respaldo efetivo. A gestão de Paulo Maia trouxe um evento nacional para a cidade de Cajazeiras, o Encontro da Advocacia Sertaneja, que fortaleceu o protagonismo dos advogados sertanejos e destacou a cidade no cenário jurídico nacional. Além disso, benefícios como o desconto de 50% na anuidade para jovens advogados, conquistado na gestão de Paulo Maia, e a doação gratuita do primeiro token profissional, foram compromissos que beneficiaram amplamente a jovem advocacia, mostrando uma OAB que apoia efetivamente quem está começando a carreira.
A chapa “Inovar para Resgatar” acredita que a reeleição de Paulo Maia e Luciana Brito pela Chapa 10 é essencial para que Cajazeiras e o Sertão sejam novamente valorizados e para que a infraestrutura e o apoio institucional da OAB sejam resgatados. Os advogados de Cajazeiras, respaldados pela experiência positiva com Paulo Maia, veem nele a chance de uma advocacia paraibana forte, unida e de todos – especialmente para os que militam no Sertão e defendem uma OAB que inclua a todos, sem distinções.