O salário-maternidade é um benefício concedido gratuitamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para quem se afasta de suas atividades laborais por motivo de nascimento de filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. Nos últimos dias, diversos influenciadores digitais têm divulgado empresas que oferecem assessoria para retirada do benefício. No mês dedicado às mães, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) faz um alerta para as mães, sobretudo as agricultoras e pescadoras.
Segundo o deputado, as pescadoras artesanais são seguradas especiais e podem requerer salário maternidade nesta qualidade. E para isso, não é necessária a contratação de empresas ou terceiros para fazer a solicitação do benefício junto ao INSS.
Apesar das empresas cobrarem um valor ao beneficiário para prestar o serviço, o processo pode ser feito de forma totalmente gratuita pelas páginas do próprio INSS. “As mulheres que desejam conseguir o salário-maternidade, devem ficar muito atentas para não cair em golpes. A única forma legal e correta de se pedir o benefício é pelo Meu INSS”, destacou Jutay.
Vale lembrar que o INSS não utiliza intermediários para a concessão deste benefício e nem cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado. É sempre importante lembrar que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento e outros dados em sites de origem desconhecida.
Veja como é fácil solicitar o salário maternidade:
Entre no Meu INSS;
Clique no botão“Novo Pedido”;
Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural;
Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
O pedido será analisado e, para acompanhar o andamento, o interessado ou a interessada podem acessar o Meu INSS (aplicativo ou site) ou ligar para o telefone 135.